|
Dicas para curtir o calor sem deixar sua saúde de lado
PAIPEE
Dicas para curtir o calor sem deixar sua saúde de lado
Com a chegada do novo ano, muitas pessoas gostam de tirar alguns dias de folga para relaxar, organizar suas metas e, é claro, curtir o calor!
Considerando as temperaturas altas em todo o Brasil, seja na praia, na piscina, ou até em casa, esfriar a cabeça com um bom livro ou playlist, enquanto garante a dose de vitamina D, é uma ótima maneira de se energizar para essa nova fase.
Porém, apesar de ser uma delícia, esse período tão quente pode trazer alguns perigos, muitas vezes ignorados, que tendem a resultar em queimaduras, problemas de pele, desidratação e outros vilões da boa saúde.
Com alguns hábitos simples, como o uso de protetor solar, chapéus e consumo de água, por exemplo, esses problemas podem ser facilmente evitados e o seu verão aproveitado com muito mais segurança.
Confira abaixo 8 dicas para curtir o calor sem deixar a saúde de lado.
Adeque o cardápio: As altas temperaturas podem debilitar nossa capacidade de digerir alimentos gordurosos. Além disso, pratos compostos por ovos e leite precisam ser bem refrigerados para evitar intoxicação alimentar. Dessa forma, o ideal é investir em lanches leves, saudáveis e nutritivos, como as frutas da estação.
Evite o consumo de Álcool: O consumo excessivo de álcool provoca perda de líquidos pela urina, o que pode levar o corpo à desidratação de maneira muito rápida. Ao invés de bebidas alcoólicas, tente beber sucos e muita água.
Consuma bastante água: Com o aumento do suor eliminamos, uma grande quantidade de líquidos e de sais minerais que precisam ser repostos adequadamente, evitando a desidratação e o mal-estar. Para isso, é importante beber água várias vezes por dia, totalizando no mínimo 2 litros.
Cuidados com a pele: O uso de protetor solar é obrigatório e indispensável em qualquer época do ano, principalmente no calor. O ideal é que o Fator de Proteção Solar seja sempre superior a 30, especialmente em crianças e idosos. Além disso, atividades ao ar livre devem ser feitas antes das 10h ou após às 16h.
Evite a proliferação de fungos: O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa forma, além de proteger os pés, evite passar muito tempo usando roupas molhadas.
Cuide da sua temperatura corporal: Não se esqueça de apostar em roupas leves para manter o frescor! Além disso, use roupas leves e óculos escuros de qualidade, evite tecidos sintéticos, procure permanecer em ambientes bem ventilados, mantenha janelas abertas e aproveite as correntes de ar.
Não se esqueça do couro cabeludo: Para se proteger do sol, não se esqueça de cuidar dos cabelos, que podem ser altamente danificados, e também do couro cabeludo que deve ser protegido com chapéus.
Proteja seus pés: Se for frequentar locais públicos, como praia, vestiários e banheiros, não se esqueça de usar chinelos ou sandálias. Isso previne o contato direto com fungos e diminui as chances de aparição de micoses.
|
|
|
|
|